Enfermagem do Trabalho: o que é e o mercado profissional do setor

O setor de enfermagem sempre foi uma das mais disputadas na área da saúde, pois além de dar toda qualificação para profissionais exercerem serviços variados em prol da saúde e vida das pessoas, ainda oferece conhecimento e auxílio para buscar outras qualificações dentro da medicina.

Enfermagem do Trabalho

Há quem diga que o setor da enfermagem já está saturado, porém sempre será preciso ter profissionais com esses conhecimentos e experiência para trabalhar no socorro de vítimas de acidentes, na execução de exames e procedimentos de pronto socorro, além de auxílio aos médicos e especialistas.

Por isso é ainda uma área muito importante e que vale a pena investir, principalmente no setor trabalhista, fora dos hospitais, em empresas privadas que necessitam desses profissionais. Neste artigo, falaremos sobre o que é e qual o mercado profissional do setor da enfermagem do trabalho.

Profissão de Enfermeiro (a) do Trabalho

Enquanto um enfermeiro comum cuida de pessoas aleatórias em um PS, o Enfermeiro do trabalho auxilia e zela pela saúde de funcionários de uma empresa, atendendo-os em caso de alguma sensação desagradável ou mesmo situações graves de saúde.

A profissão de Enfermeiro do Trabalho começou pouco depois da Revolução Industrial, quando profissionais do setor de enfermagem começaram a oferecer serviços para empresas. Com o tempo o mercado se expandiu muito e hoje as empresas tem por obrigação possuir um profissional enfermeiro do trabalho em suas instalações.

Campo Profissional

O campo profissional do Enfermeiro do trabalho é especificamente empresas de pequeno, médio e grande porte, podendo ter mais de 1 profissional, conforme o número de empregados.

As atribuições do Enfermeiro do Trabalho são:

  • Avaliar e acompanhar quadro de doenças;
  • Reabilitação ao trabalho;
  • Encaminhar trabalhadores para tratamento de saúde adequado;
  • Socorrer e prestar os primeiros socorros quando necessário;
  • Prescrever cuidados de saúde;
  • Prevenir e identificar problemas que favoreçam doenças no ambiente de trabalho;
  • Instrução sobre agentes químicos, biológicos e físicos;
  • Promover campanhas internas de vacinação e conscientização da saúde;
  • Incentivar hábitos saudáveis e implantar cultura de cuidados preventivos de saúde;
  • Gerenciar o setor de enfermaria da empresa.

O profissional de Enfermagem do Trabalho não pode assinar ou prescrever medicamentos como um médico graduado, mas pode auxiliar nesse aspecto para conscientização e auxílio dos trabalhadores.

Perfil Profissional

O profissional de Enfermagem do Trabalho precisa ser alguém firme e seguro, que maneje bem todos os equipamentos necessários para o trabalho no dia a dia. Além disso, o Enfermeiro do Trabalho precisa ter boa estabilidade emocional para lidar com situações de pressão e gravidade sem se alterar.

O profissional também precisa ter empatia para compreender a dor e insegurança do paciente. Também deve ser alguém carismático, simpático e comunicativo. Deve ser uma pessoa atenciosa que perceba qualquer irregularidade e ser alguém pró ativo que resolva problemas de forma eficaz, como oferecer ajuda e remoção do paciente para um hospital para lhe garantir mais chances de vida.

Se Aperfeiçoe em Enfermagem do Trabalho

A profissão de Enfermagem do Trabalho não para de crescer e cada vez mais necessária nas empresas, por isso é fundamental para quem quer seguir carreira, conhecer e investir em conhecimento na área.

Aprenda no curso gratuito online de Enfermagem do Trabalho, tudo que é necessário para seguir na profissão como: Ética Profissional, NR4, os principais equipamentos de proteção individual, além de trabalho noturno e muito mais.

Não deixe essa oportunidade passar e comece hoje no mercado da Enfermagem do

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e veja mais artigos como esse aqui no blog.

Leave a Comment